sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Acessibilidade e Inclusão

Uma das melhores coisas quando estamos fazendo um curso é a aprendizagem com descobertas e possibilidades de mudanças. Neste curso tive descobertas maravilhosas, reconhecer como prioridade que a acessibilidade é direito e que devemos promove-la faz de nosso trabalho um desafio. Nos conteúdos estudados foram demonstradas preocupações com a acessibilidade desde o estrutural como também o site institucional e redes sociais que divulgam as informações importantes. A partir do momento que fazemos esta descoberta precisamos orientar os nossos colegas para que todos participem e se envolvam para adquirirmos uma melhor inclusão e atingirmos um público muito maior. Algumas destas informações já compartilhei com a equipe que pode executar e espero sinceramente que em breve consigamos implantar.    Neste momento é um passo de cada vez e muita vontade de acertar para modificar nossa realidade e neste momento o envolvimento de todos se faz necessário.
Podemos não ter este público para ser atendido de imediato, mas que devemos pensar num todo e em todos que podem vir a fazer parte da instituição, acessando site e informações nas redes sociais. Já evoluímos muito, mas ainda temos um trabalho muito grande para nos adequar. Fiz a consulta no http://www.dasilva.org.br/ e verifiquei os vários erros de acessibilidade que existem e precisam ser corrigidos e já comuniquei ao coordenador da informática o link para que ele possa conhecer e tentar fazer a adequação e a mesma coisa na comunicação social para adequar nossa página no Facebook de acordo com as orientações #PracegoVer. Pequenas ações? Sim, mas precisamos começar de alguma forma. Já faz um certo tempo que solicitei como membro do NAPNE do campus a instalação do DOSVOX que é um sistema computacional, baseado no uso intensivo de síntese de voz, desenvolvido pelo Instituto Tércio Paciti (antigo Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que se destina a facilitar o acesso de deficientes visuais a microcomputadores. Então, algumas máquinas dos laboratórios e da biblioteca já está instalado. Fazendo uma busca sobre o tema percebi a diversidade de informações sobre o assunto e um texto me chamou atenção, pois detalha as diversas formas de tornar acessível um site e as redes sociais, texto: Acessibilidade em Redes Sociais: em busca da inclusão digital no Facebook. Para acesso completo acessar link: http://www.ufrgs.br/teias/isaac/VCBCAA/pdf/115930 1.pdf.  Nele são discutidas as diversas formas de tornar possível e eficiente o uso das redes sociais como mecanismo para acessibilidade, inclusive fazendo uma análise comparativa com a Teoria de Vygotsky.

“A partir de uma perspectiva em que a socialização tem uma função determinante no desenvolvimento humano, Vigotsky buscou identificar de que forma as características tipicamente humanas que ele chamou de Funções Psicológicas Superiores (FPS), se desenvolvem durante a vida de um indivíduo. As teorizações, as quais Vigotsky e seus    colaboradores chegaram, servem como base para se pensar e propor uma educação inclusiva, através do uso das Redes Sociais Acessíveis como ambientes de aprendizagem cooperativa, que permitam a inclusão de alunos com deficiência. 
“...são as ferramentas digitais que, ao atuarem como objetos catalisadores da inteligência coletiva, tornam-se entidades que propiciam o acolhimento da diversidade. As redes digitais planetárias, especialmente as ferramentas da Internet, abrem um enorme campo de possibilidades para o lazer, para a formação, para o trabalho e para a vida social, potencializando a inclusão e a valorização da diversidade humana.”  (Conforto e Santarosa,2002).





Fonte: rossettipdfhttp://pt.slideshare.net/LumisTecnologia/marcus-rossettipdf  

#PracegoVer: uma ilustração com fundo branco contendo peças de quebra cabeça soltas nas cores verdes, azul e amarelo com as palavras escritas em preto: mobilidade, governo, redes sociais, acessibilidade e portais e no canto direito embaixo um pequeno mapa do Brasil com as mesmas frases em verde e azul, preenchendo todo espaço do mapa.

Referência Bibliográfica

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